Você pratica exercícios somente nos finais de semana? - Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Live Fisio - Fisioterapia em Jundiaí

Você pratica exercícios somente nos finais de semana?

Você pratica exercícios somente nos finais de semana?

Entre as modalidades preferidas das pessoas de Jundiaí e Região são: os jogos de quadra ou de campo com os amigos, a caminhada, uma corrida e bicicleta, mas a pergunta é: será que ser atleta de final de semana tem feito bem a sua saúde?

Por causa da rotina atarefada, muitas pessoas não têm tempo de praticar atividade física durante a semana, aí acabam aproveitando os finais de semana para se exercitarem. Apesar de não ser ideal, se você souber praticar exercícios adequados ao seu estado físico, com pouca intensidade, sim, trará excelentes benefícios a sua saúde como os principais: a redução do risco de morte e de doenças cardiovasculares (infarto, AVC, hipertensão...), melhora respiratória, controle/manutenção do peso, qualidade do sono entre outros.

Para quem tem essa pratica de fazer exercícios aos finais de semana, está investindo também na melhora da sua saúde mental, a começar pelo humor: a prática de exercícios por si só libera a serotonina – um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar e bom humor, mas, além disso, a prática de exercícios como corrida, caminhada ou a pedalada com os amigos por exemplo, permite um tempo para relaxar os pensamentos e começar a semana renovado.

Como podemos minimizar os riscos ao corpo se exercitando em uma frequência tão baixa?

Uma pessoa que só pratica exercícios aos finais de semana, não têm uma resistência, tampouco um condicionamento físico tão grande como quem se exercita com frequência, então em hipótese alguma faça treinos intensos, pois pode trazer riscos a sua saúde e ao corpo.

– Ainda que invista em atividades físicas leves, evite praticá-las por longas horas, para não sobrecarregar o corpo, muitas das vezes pensamos que se estendermos a pratica vamos estar compensando os dias da semana que ficou sem fazer atividade física.

- A atividade física muito intensa e a falta de preparo físico resultam em uma combinação extremamente perigosa, podendo trazer mais malefícios do que benefícios a sua saúde como: dores e lesões musculares, tendinite, fadiga extrema, tontura, desmaio e até morte súbita, estes são apenas alguns dos riscos que a pessoa corre.

- Os resultados, publicados na revista médica “Journal of the American Medical Association Internal Medicine”, mostraram que há um benefício para as pessoas que concentram todo o seu exercício físico em um ou dois dias da semana, e que são muitas vezes chamados de “guerreiros de fim de semana”. O estudo apontou que cumprir a recomendação semanal de 75 minutos de exercício intenso ou 150 minutos de exercício moderado em apenas um ou dois dias reduz o risco de morte e de doenças como infarto, AVC, hipertensão e câncer. No entanto, o organismo não se adapta ao esforço devido à falta de regularidade e acaba sofrendo toda vez que é exigido.

- Manter uma dieta balanceada para evitar o sobrepeso é essencial para não sobrecarregar o corpo durante a pratica esportiva, pois quanto mais quilos na balança, maior será o impacto nas articulações e o desgaste muscular para você se locomover.

- Cuidados com o coração: para minimizar quaisquer riscos, é importante realizar um check-up conforme a orientação do seu médico para saber se está tudo bem com a saúde do seu coração.

Dica: Quando estiver fazendo seu exercício, use a percepção do esforço para dosar a intensidade da atividade: se ficar muito ofegante, pare por alguns instantes para se recuperar. Outro modo de controlar o ritmo cardíaco é usar um frequencímetro (aparelho de medição) para monitorar os batimentos.

Aqui na Live Fisio temos o programa Live FisioCare! Um programa especial para pessoas de todas as idades que buscam mais qualidade de vida através de um programa desenvolvido individualmente para prevenir lesões e também para o tratamento de dores do dia a dia, como dores nos joelhos, tornozelos, pés, ombros, hérnia de disco, dores lombares, bursite, entre outras.

Nosso time está pronto para te atender!

Agende sua avaliação, individualizada e alinhada com os seus objetivos e melhora da sua qualidade de vida, para que você continue praticando seus exercícios aos finais de semana com mais segurança para a sua saúde!

Clique no botão abaixo, fale agora mesmo com alguém da Equipe Live Fisio!

Não deixe a dor para você!

Agende por WhatsApp