Queridos pacientes
“Há coisas que todos podemos fazer para superar isso, seguindo o conselho de especialistas e cuidando de nós mesmos e do outro(...)” Tom Hanks
Com o objetivo de compartilhar as iniciativas que tomamos para o controle da Pandemia do Corona Vírus em nossa clinica, providenciamos as medidas e cuidados divulgados pelo ministério da saúde.
Precisamos de alguns cuidados para evitar a transmissão. Sem pânico, apenas cuidados.
Pensando nisso criamos um manual de rotinas e procedimentos internos para preservar o nosso bem estar e saúde.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
• gotículas de saliva;
• espirro;
• tosse;
• catarro;
• contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
• contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
Os principais sintomas conhecidos até o momento são: tosse, febre acima de 37.8º, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia.
(Fonte: Ministério da Saúde)
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Seguem abaixo as medidas de prevenção que sugerimos:
• Reforçar as recomendações do Ministério da Saúde:
o lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
o evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
o cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
o evitar aglomerações se estiver doente;
o manter os ambientes bem ventilados;
o não compartilhar objetos pessoais;
o evitar contato próximo com pessoas doentes;
o ficar em casa quando estiver doente;
o limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
• Manter a temperatura dos ambientes entre 20º e 23º conforme NR 17 que trata de situações de risco biológico (contaminação);
• Divulgaremos informativos periódicos;
• Evitar temporariamente:
o contato físico, inclusive cumprimentos com mãos e beijos;
Disponibilizaremos álcool em gel 70º em todas as áreas comuns da clinica;
• Aumentaremos a frequência de higienização dos ambientes de trabalho, assim como do ar condicionado e demais dutos de ventilação;
Casos suspeitos de contaminação Pacientes ou Profissionais
Recomendamos que pacientes ou profissionais que apresentarem os sintomas do coronavírus ou que tiver retornado de viagem a locais endêmicos, que comunique imediatamente seu fisioterapeuta, personal ou gestor da clinica Manoel Vieira de Sousa.
Estes devem orientar os suspeitos de contaminação a:
• manter-se em sua residência;
• evitar contato com outras pessoas
• entrar em contato imediatamente com o Disque Saúde (136) e a OMT (Orientação Médica Telefônica) da sua operadora;
Paralelamente, é importante notificar o Ministério da Saúde para receber o devido suporte e auxiliar na contenção da contaminação. Seguem os dados de contato:
• Disque Notifica 0800-644-6645
• notifica@saude.gov.br
• http://bit.ly/2019-ncov
• saude.gov.br/coronavírus
CASOS CONFIRMADOS
Se algum paciente e profissional realizar o exame clínico e for constatada a presença do coronavírus, deverá comunicar imediatamente seu fisioterapeuta, personal ou gestor Manoel Vieira de Sousa.
A pessoa contaminada deverá seguir os protocolos de tratamento conforme orientação médica, Disque Saúde ou OMT da operadora de saúde e tomar todas as precauções necessárias para não ampliar a contaminação para familiares e demais pacientes e profissionais da clinica.
Todos as pessoas que mantiveram contato próximo (menos de 2 metros) por mais de 15 minutos com a pessoa infectada, devem ser direcionados a suas residências e seguir o mesmo protocolo dos “Casos Suspeitos de Contaminação”.
A clinica estará sempre limpa e esterilizada com as devidas proteções contra contaminação.
Atenciosamente,
Manoel Vieira de Sousa
Crefito-3: 87777-F